Quer abrir uma franquia? Veja sete dicas que te ajudarão

Uma franquia é uma ótima opção para quem está com o dinheiro parado e quer colocar ele para rodar. São várias áreas que podem ser seguidas: construção, saúde, alimentação, turismo, entre outras.

No entanto, com tantas possibilidades é normal ficar em dúvida. Não tem porque ter pressa para escolher qual caminho seguir. Primeiro, é preciso estudar bem todas as oportunidades para só então tomar uma decisão.

E com o crescimento do setor de franquias no Brasil, o conhecimento será decisivo para encontrar o melhor negócio. Então, se você quer se aproveitar desse momento positivo das franquias e tem a ideia de abrir a sua, siga as sete dicas que preparamos para você!

1ª – Saiba o que analisar durante o primeiro encontro com o franqueador

Primeiramente, você fará o cadastro na internet para estar entre as opções do franqueado. A marca irá avaliar vários pontos para então decidir quem abrirá a franquia.

Caso você esteja entre os escolhidos, a empresa irá te chamar para uma reunião. Nesse momento, você receberá o COF (Circular de Oferta de Franquia).

No COF estão todas as informações relevantes sobre a empresa e junto a minuta do contrato. É importante saber o que ler nesses documentos para estar bem informado sobre tudo.

Então, o que você deve ler:

  • Valores que serão pagos, que envolvem taxas de franquia, royalties e publicidade;
  • A marca deve dar sustento a franquia, por isso dê uma atenção especial ao treinamento que está sendo oferecido;
  • Veja se fica estabelecido a necessidade em comprar apenas pelos fornecedores aprovados;
  • Fique atento para não deixar nenhuma pendência judicial passar;
  • Nome e telefone de franqueados e ex- franqueados que se desligaram nos últimos 12 meses.

Com esses pontos estabelecidos, sempre é bom formular perguntas para fazer a franquia. Então, se existir alguma dúvida ou alguma coisa que não ficou bem estabelecida, esteja aberto a questionar e solucionar todas as inseguranças.

2ª – Aproveite que ainda não abriu a sua franquia e tire um dia para ser o cliente

Na Circular de Oferta de Franquia são oferecidos os contatos de outros franqueados. Como foi dito, é importante analisar eles. Escolha algumas das opções e faça uma visita.

Vá como um cliente e faça uma análise do local. Entenda como funcionam os processos e aproveite para conversar com funcionários e clientes. Assim, você conseguirá entender melhor como funcionam as redes ligadas a franquia que você deseja abrir.

Você terá dez dias, prazo estipulado por lei, para analisar o COF. Depois desse período, uma taxa deve ser paga ao franqueador.

3ª – Investir em uma franquia requer conhecimento, então converse com quem entende do assunto

Agora que você já conhece um pouco sobre a franquia é um bom momento para conversar com outros franqueados. Dessa forma, você conseguirá entender melhor a cultura da empresa e como funcionam as operações.

Além disso, será possível entender qual é o relacionamento que a franquia prega e assim seguir o mesmo caminho. Portanto, é bom também saber quais perguntas são relevantes nesse encontro:

  • Qual foi o investimento inicial? Ele condiz com o que foi pedido?
  • Quanto capital de giro é necessário?
  • O treinamento dado pela franqueadora foi suficiente? E o suporte?
  • Como funciona com os fornecedores? Os produtos são entregues no prazo?
  • O retorno do investimento aconteceu no período estipulado?
  • Qual é o faturamento?

Com essas perguntas será possível se preparar melhor, entender quais são as dificuldades, saber como funciona o trabalho de um franqueador e como é o relacionamento com a marca.

Além disso, o conhecimento fará com que você não cometa os erros mais comuns de quem está começando a investir em franquias.

Veja algumas dicas de Robinson Shiba, criador do China in Box, e saiba como evitar as falhas.

4ª – Pesquisa de concorrentes do mesmo segmento

Agora que você conhece um pouco mais sobre a franquia que pretende abrir, é bom dar uma olhada na concorrência também. Novamente, vá como um cliente e faça todas as anotações que puder.

Desde as falhas até os pontos fortes. Isso poderá ajudar com a construção de um melhor serviço no seu negócio. Não é porque ele é seu concorrente que não há coisas que você pode aprender com o trabalho dele.

Além disso, as qualidades que você encontrar podem ser melhoradas. Dessa forma, a possibilidade de conquistar os seus clientes e os dele pela qualidade do serviço é maior.

Mas nunca se esqueça, a sua primeira escolha sempre deve ser o seu cliente. Então, busque entender todos os aspectos a partir da visão dele. Quando o foco for atender as necessidades do comprador e não em melhorar o produto, o seu estabelecimento estará no caminho do sucesso.

5ª – O contrato é parte fundamental de uma franquia, então dê a devida atenção a ele

Nenhuma dúvida pode passar batida, muito menos quando falamos do contrato. Depois que ele for assinado, não tem como voltar atrás. Então, se você precisa de ajuda nessa parte, converse com um advogado.

Procure entender todos os pontos que foram estabelecidos e saiba até os mínimos detalhes do documento. É preciso estar por dentro do que está acontecendo para não ser pego de surpresa.

6ª – Nenhuma franquia é aberta sem imóvel, então escolha um que se encaixe perfeitamente

Algumas empresas ajudam o franqueado a encontrar um ponto ideal. Outras apenas analisam o terreno e dizem se está bom ou não.

O local também é fundamental para uma franquia. É necessário que seja um lugar com bom fluxo de pessoas, uma localização estratégica (perto de outros estabelecimentos) e que aceite as atividades que a empresa pratica.

Um imóvel bem conservado e com uma boa localização também serve como uma estratégia de marketing. É preciso que os clientes vejam a sua marca para decidir comprar com você.

E oferecer um serviço de qualidade é o complemento perfeito. Assim, as pessoas conhecerão o negócio e irão falar bem dele. Uma estratégia perfeita!

7ª – Saiba como funciona o papel de um franqueado

Esse ponto é fundamental, entender qual é o seu papel de franqueado. Esse será um negócio aberto por você, com o auxílio da empresa. E gostando ou não, o contrato será estabelecido para que você cumpra com as regras determinadas pela marca.

Então, dentro do possível, procure ter um bom relacionamento com a franquia. Isso te ajudará na hora de apresentar novas ideias e pedir ajuda com as dificuldades.

No entanto, se você não gosta de seguir as regras, ser franqueado não é a sua praia. Então reflita bem sobre isso e entenda tudo o que foi colocado na mesa.

Agora você sabe os caminhos a seguir para abrir uma franquia

Então, se você tem vontade de abrir a sua, não perca mais tempo e aproveite a oportunidade. Tenha esse ímpeto e coloque toda a dedicação no seu negócio.

As possibilidades são diversas, basta você estar atento e entender qual é a que melhor se encaixa no seu perfil. Com isso e com as dicas que nós te demos a sua franquia só tem um único destino, o sucesso.

Deixe um comentário!

Conteúdos relacionados

  • Geomarketing- o que e e como pode ajudar sua franquia

    Geomarketing: o que é e como pode ajudar sua franquia

    Ler agora
  • AP - Blog - 10 dicas para encontrar o ponto comercial certo para uma franquia

    Dez dicas para encontrar o ponto comercial certo para uma franquia

    Ler agora