AP - Blog - 10 dicas para encontrar o ponto comercial certo para uma franquia

Dez dicas para encontrar o ponto comercial certo para uma franquia

Para ter sucesso ao abrir uma franquia é preciso encontrar o ponto comercial certo. Existem diversos fatores que influenciam em uma empresa e dizem se ela vai dar certo ou não, mas o ponto comercial ainda é o principal aspecto a ser considerado.

Se a sua escolha for a certa, o seu negócio pode decolar rapidamente. No entanto, o contrário também é verdade, por isso tome todos os cuidados possíveis ao escolher onde a sua franquia irá se localizar.

O interesse no imóvel certo não é apenas seu, mas da franqueadora também. Até porque a credibilidade da marca entra em jogo quando falamos na abertura de mais uma franquia.

Se engana quem pensa que abrir uma franquia é fácil. Fazer o próprio negócio dar certo e manter a boa reputação de uma marca já consolidada são apenas duas das responsabilidades.

E como dissemos, o ponto comercial é fundamental para que tudo saia como planejado. Para te ajudar a tomar essa decisão, separamos 10 dicas essenciais para que você encontre o ponto comercial certo para abrir uma franquia.

1 – Conheça o seu público

AP - Blog - conheca seu publico

Conhecer o próprio público-alvo é fundamental para que qualquer empresa dê certo. É preciso saber se comunicar com essas pessoas e convencer elas de que o seu negócio é o melhor para ela.

Por isso a primeira coisa a ser feita antes mesmo de começar a vender é definir qual é o seu público. Conheça os hábitos das pessoas, saiba quais são as suas preferências e principalmente saiba em qual região elas estão localizadas.

Assim você sabe onde procurar o melhor ponto comercial para começar. É preciso estar perto das pessoas que vão querer o seu serviço, portanto conheça elas antes de investir em algum imóvel.

2 – Saiba quais são os melhores horários

Agora que você conhece um pouco mais sobre o seu público-alvo e sabe onde encontrá-lo, procure um ponto comercial nessa região e analise os horários e dias que ocorrem uma maior movimentação.

Apesar de ser mais importante para as franquias de ticket médio, como fast-foods, conhecer bem o local onde você pretende se estabelecer pode te dar uma vantagem sobre seus concorrentes.

Portanto vá até os imóveis em dias e horários diferentes, até nos finais de semana, e anote quais são os momentos de pico e os que tem uma visita menor.

Com as duas primeiras dicas, você já consegue traçar estratégias para aumentar as visitas em momentos de baixa e fidelizar os clientes nos horários de pico.

3 – Você sabe quem é a sua concorrência?

E quando eu falo da sua concorrência não necessariamente é algo ruim para seu estabelecimento. Quando essa palavra entra na conversa as pessoas já pensam na perda de compradores.

Mas a concorrência é necessariamente algo ruim? Não, nem sempre ela é ruim. Ainda mais quando se trata de produtos e serviços que exigem comparação.

Imagine a seguinte situação, você está andando pelo shopping, com fome e procurando o fast-food certo para comer. Então surgem na sua frente Bob’s e Burguer King. A não ser que você já tenha uma preferência, é evidente que as comparações irão surgir, principalmente em relação ao preço.

Por isso dizemos que a concorrência pode ser algo positivo para sua franquia. Você só precisa encontrar a estratégia certa para estar a frente do seu adversário.

Então procure saber onde o seu concorrente está localizado, analise os serviços e preços e saiba se é benéfico se estabelecer perto dele.

4 – Se você já está com um ponto em vista, converse com os negócios da região

No momento, você já encontrou um possível ponto comercial? Se sim, conheça o bairro e fale com a vizinhança. Aborde assuntos como a segurança, infraestrutura e fluxo de pessoas.

Fale com todo mundo, sejam donos de negócios ou apenas moradores. Cada local possui suas características, por isso vá a fundo e conheça as particularidades do lugar onde o ponto comercial está.

Nesse momento é bom ir para as ruas, mas sem se esquecer da internet. Já que você tem uma noção dos horários de maior movimentação, vá até o local e sente para trocar uma ideia com as pessoas. Faça também enquetes e questionários nas redes sociais.

5 – Escolha um local que seja visível e acessível

Para que o seu negócio seja um sucesso é preciso que você escolha um local que esteja na visão do público e que tenha acessibilidade.

Visibilidade

São duas coisas que não podem faltar no seu ponto comercial. Por isso quando estiver pensando na visibilidade, lembre-se que as pessoas que estão de carro, ônibus ou a pé veem o seu negócio de maneiras distintas.

Então fique atento as distrações visuais que podem atrapalhar a sua fachada, como bancas de jornais, afiações e árvores. Evite pontos que o seu negócio não fique em evidência.

Acessibilidade

É a facilidade no acesso que as pessoas têm a sua loja. Dessa maneira, faça as seguintes perguntas para saber se encontrou o ponto certo para abrir uma franquia:

  • Existem estacionamentos suficientes para suportar os clientes?
  • Há estacionamento para bicicletas?
  • A via é de trânsito rápido?
  • As placas e os semáforos são visíveis?
  • É muito difícil de chegar até o local?

Além de todas essas perguntas, escolha um local em que as pessoas se sintam seguras, ou seja, com bastante iluminação e tráfego de pessoas.

6 – Analise os valores. Vale a pena comprar ou apenas alugar?

AP - Blog - analise os valores

Antes de fechar o contrato e assumir um compromisso, analise todos os valores possíveis. Quando falamos em dinheiro, toda atenção é necessária.

O lugar que você irá escolher precisa estar de acordo com a sua capacidade de investimento e prazo de retorno. Além disso, no momento, é melhor alugar um local e pagar as mensalidades ou arcar com a compra de um imóvel?

Pois é tudo isso deve influenciar a sua escolha. Por isso analise todas as suas possibilidades para saber o que se encaixa com o atual momento.

7 – A estrutura do local vai suportar o tamanho da sua franquia?

Todas as franquias possuem um projeto arquitetônico para garantir que os franqueados estejam dentro do padrão estabelecido. O lugar que você vai escolher precisa estar adequado a essas medidas.

No entanto não se prenda apenas a franquia. Você também precisa conhecer a região em que irá se instalar (que bom que já te falamos para fazer isso). Ela está crescendo? Como ela pode afetar no andamento do seu negócio?

E fique atento para saber se o lugar não é maior do que o necessário. Apesar de não ter que ficar pensando no dinheiro o tempo todo, é preciso saber se você não está gastando mais do que precisa.

Nos momentos iniciais, todo investimento é bem-vindo, por isso não deixe de jeito nenhum que o dinheiro seja jogado fora, você não pode se dar esse luxo.

8 – Visite você mesmo todos os possíveis pontos comerciais

Pode parecer uma dica simples e óbvia, mas não é tanto assim. Por conta do tempo, muitas vezes as pessoas terceirizam o serviço de visitas, porém isso não é recomendável.

Então o que você pode fazer caso esteja sem tempo para conhecer os locais? Simples, encontre seu tempo! É, também pode parecer que eu não estou ajudando agora, mas é necessário que você, de carne e alma, conheça os pontos comerciais. Afinal a franquia será sua.

Se é você que quer abrir uma franquia, apenas você sabe exatamente tudo o que necessita. A ajuda de outras pessoas é necessária, mas todas as dicas que estamos te dando servem para te ajudar e mais ninguém.

9 – Escolha um ponto comercial que esteja no caminho do seu público

Antes de ir para a dica em si, utilize o geomarketing, ele irá te ajudar na hora de descobrir quais os caminhos que o seu público-alvo percorre e qual a frequência.

Para investir no ponto comercial certo, você precisa saber exatamente onde o seu público está. A ideia é sempre agradar os seus consumidores, por isso esteja perto deles.

10 – E nunca se esqueça de ler bem o contrato

AP - Blog - fique atento ao contrato

Você precisa se manter a par de todas as questões legais. Abrir um estabelecimento requer seguir várias leis. Por isso verifique se o local onde você quer começar o seu negócio aceita ele e também fique atento aos impactos ambientais e sanitários.

A ajuda de um advogado nessa hora é muito bem-vinda. Como na maioria das vezes são questões mais burocráticas não é preciso gastar muito com a ajuda legal, mas saiba que ela não pode faltar.

Vá em busca do ponto comercial certo para abrir uma franquia

O ponto comercial é fundamental para o início de qualquer franquia. Para quem pretende ter sucesso logo de cara, é preciso separar um bom tempo para procurar o local perfeito.

Por isso as dicas que preparamos para você são tão importantes. Muitas pessoas desejam entrar para o mercado de franquias, mas sabem pouco sobre o assunto.

E para se inteirar o mínimo que seja e escolher um lugar que vai atrair o máximo de público possível, é preciso seguir o passo a passo. Quer abrir a sua franquia? A estratégia está aí, agora é só correr atrás!

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