Geomarketing- o que e e como pode ajudar sua franquia

Geomarketing: o que é e como pode ajudar sua franquia

O estudo do Geomarketing para franquias ajuda na hora de procurar os melhores pontos comerciais. Encontrar um lugar é prioridade na hora de abrir uma franquia. Por isso, se você está pensando nisso, é muito importante que saiba o que é Geomarketing e como ele pode te ajudar.

Além de fornecer bons locais comerciais, com o estudo é possível analisar pontos de vendas para sempre estar em busca de novas oportunidades. Ter uma atuação inteligente e fazer a cobertura territorial te ajuda na hora de se consolidar no mercado com o público-alvo. Até porque você irá atrás de lugares estratégicos. Ou seja, pontos em que o seu público passa todos os dias ou que seja perto de casa.

Em um mercado cada vez mais competitivo é preciso estar preparado para enfrentar a concorrência e para isso é necessário ter as melhores estratégias. Por isso, a tendência é que a cada dia mais o uso do Geomarketing auxilie nos planos de negócio e expansão das empresas.

E para te ajudar, não somente com a abertura da sua franquia, mas também com o crescimento dela, nós resolvemos produzir este conteúdo. Fique atento as dicas e saiba exatamente como o Geomarketing irá te fazer alcançar o sucesso!

O que é Geomarketing?

AP - Blog - o que e geomarketing

É um conceito que utiliza dados geográficos para gerar um planejamento mais adequado de estratégias de marketing. Apesar de muito similar ao sentido de praça, dos 4Ps do marketing, o geomarketing é diferente por sua usabilidade ser mais vasta.

Ou seja, é uma estratégia que não oferece apenas a localização a ser atingida. É um estudo mais profundo, que envolve também as necessidades de cada comprador, seus hábitos, horários que prefere e seu comportamento (é impulsivo ou não).

Portanto, é um estudo que oferece muito mais possibilidades para conhecer o próprio público. E quem conhece as pessoas tão profundamente assim, consegue desenvolver melhor as estratégias de convencimento.

Por que o Geomarketing é importante para sua franquia?

Apesar das franquias já terem um modelo preparado para oferecer aos franqueados, isso não significa que ele também terá sucesso. Muitas coisas influenciam na abertura de uma franquia e se ela irá ou não dar certo. No entanto, é muito mais fácil fazer um modelo de negócio pronto e já aprovado funcionar do que ter que começar algo do zero.

Mas como eu disse, isso não é certeza nenhuma de sucesso. E o Geomarketing é importante justamente por conta dessa incerteza. As dificuldades que o franqueado poderia ter, em sua grande maioria, são resolvidas com a ajuda desta estratégia.

Então, com este conjunto de técnicas de marketing é possível ter um ponto de partida e onde começar a procurar o melhor ponto comercial.

No entanto, como já mostramos, as franquias não se restringem ao seu ponto comercial, é preciso ter uma análise completa de diversos aspectos, como:

Localização

Voce deve estar pensando que estou falando de novo sobre ponto comercial, mas não. Localização envolve muito mais do que o local onde você pretende começar o seu negócio.

É preciso saber exatamente onde as pessoas que irão comprar contigo se encontram, quais os principais horários do lugar que você pretende escolher e outros aspectos.

Tendência de mercado

Com o Geomarketing também é possível entender exatamente quais são as tendências do mercado, suas variações, o que as pessoas mais têm procurado e comprado e também como atingir elas com as suas estratégias. É uma visão completa daquilo que é necessário entregar.

Concorrência

Na hora de escolher um ponto é preciso saber onde a sua concorrência se encontra e o Geomarketing ajuda nisso também. Mas uma coisa que eu preciso te avisar, estar próximo dos seus concorrentes nem sempre é ruim. Para saber se é positivo ou não, você precisa ter o maior número de dados possíveis.

Se o seu concorrente está tendo um bom fluxo de clientes, quais os seus preços, como funciona o atendimento e se ele é bom. Com esses dados você saberá se é possível se estabelecer próximo a concorrência e conquistar os clientes dele também.

O Geomarketing pode ser essencial na hora de entender o seu ponto comercial

AP - Blog - geomarketing essencial

Como já falamos, o Geomarketing é muito importante na hora de decidir o ponto comercial. No entanto, para entender a sua localização, não basta apenas conhecer o seu público. É preciso entender o nicho de mercado em que você estará se inserindo.

O que é nicho de franquia?

O nome já entrega sobre o que estamos conversando. Nicho de franquia ou Franquia de nicho, como queira, significa uma franquia com um mercado determinado. As oportunidades tendem a ser mais específicas e focadas em apenas um público. Alguns exemplos de nicho de mercado são:

• Finanças – meios de pagamento ou empréstimos;

• E-commerce;

• Academias – para público com mais de 40 anos

• Criação de games – setor de tecnologia;

• Fast food de comida vegana.

Esses são exemplos de mercados diretos, que não generalizam e atendem a um público certeiro. Eles podem ser muito vantajosos porque é difícil que os negócios foquem tanto em um público. Geralmente a ideia é atingir todo mundo para ganhar mais dinheiro.

Quem tem uma visão mais ampla do mercado sabe que não é certo que isso aconteça. Até porque quando as empresas procuram alcançar todo mundo, elas acabam entregando um serviço mediano. Ao focar em um lugar só, é possível ter uma atenção maior no produto e melhorar ele.

Como usar o Geomarketing a favor da sua franquia

Em negócios como o de franquias existem muitos aspectos que levam o negócio ao sucesso. E quando falamos especificamente do franchising, a localização é um dos pontos mais importantes, se não o mais. E como vimos, o Geomarketing explora exatamente este ponto.

Com a localização exata que você precisa “atacar”, a tomada de decisão é muito mais fácil. Para qualquer empresa, acertar em cheio é determinante para o futuro do negócio. Por isso, é bom ter um planejamento que te ajude a ser mais assertivo. Isso tende a auxiliar na expansão da empresa e também para conhecer melhor o público.

E utilizar uma estratégia como essa faz com que a vantagem competitiva seja sua. Ninguém vai jogar fora a chance de estar a frente dos concorrentes. Por isso, quando um diferencial como o Geomarketing surge, é preciso conhecer ele, analisar as possibilidades e agarrar a chance com todas as forças.

Além de tudo isso, existem mais alguns pontos que a estratégia pode ajudar a potencializar, como:

• Abertura de novas unidades;

• Definição de quais são os melhores produtos;

• Ter as melhores estratégias de marketing.

Nunca foi tão fácil para ter todas as informações necessárias para começar um negócio

Atualmente o acesso a tantas informações ajudou e muito quem pensa em abrir um negócio. E com o passar do tempo cada vez mais ferramentas surgem para facilitar a vida das pessoas. O Geomarketing é uma delas e quem pensa em abrir uma franquia deve considerar a possibilidade.

Saber exatamente onde começar um negócio e conhecer o público-alvo tão a fundo é uma chance que não pode ser deixada de lado. Por isso, utilizar essa estratégia é fundamental, a não ser que você queira tentar a sorte sem ela. Você pode alcançar o sucesso? Lógico que sim, mas com ela tudo fica mais simples. Por isso, leia com cuidado tudo o que te falamos aqui e saiba exatamente os seus próximos passos. Planejamento nunca é demais e ele vai te ajudar muito daqui para frente.

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