

Dez dicas para encontrar o ponto comercial certo para uma franquia
Para ter sucesso ao abrir uma franquia é preciso encontrar o ponto comercial certo. Existem diversos fatores que influenciam em uma empresa e dizem se ela vai dar certo ou não, mas o ponto comercial ainda é o principal aspecto a ser considerado.
Se a sua escolha for a certa, o seu negócio pode decolar rapidamente. No entanto, o contrário também é verdade, por isso tome todos os cuidados possíveis ao escolher onde a sua franquia irá se localizar.
O interesse no imóvel certo não é apenas seu, mas da franqueadora também. Até porque a credibilidade da marca entra em jogo quando falamos na abertura de mais uma franquia.
Se engana quem pensa que abrir uma franquia é fácil. Fazer o próprio negócio dar certo e manter a boa reputação de uma marca já consolidada são apenas duas das responsabilidades.
E como dissemos, o ponto comercial é fundamental para que tudo saia como planejado. Para te ajudar a tomar essa decisão, separamos 10 dicas essenciais para que você encontre o ponto comercial certo para abrir uma franquia.
1 – Conheça o seu público

Conhecer o próprio público-alvo é fundamental para que qualquer empresa dê certo. É preciso saber se comunicar com essas pessoas e convencer elas de que o seu negócio é o melhor para ela.
Por isso a primeira coisa a ser feita antes mesmo de começar a vender é definir qual é o seu público. Conheça os hábitos das pessoas, saiba quais são as suas preferências e principalmente saiba em qual região elas estão localizadas.
Assim você sabe onde procurar o melhor ponto comercial para começar. É preciso estar perto das pessoas que vão querer o seu serviço, portanto conheça elas antes de investir em algum imóvel.
2 – Saiba quais são os melhores horários
Agora que você conhece um pouco mais sobre o seu público-alvo e sabe onde encontrá-lo, procure um ponto comercial nessa região e analise os horários e dias que ocorrem uma maior movimentação.
Apesar de ser mais importante para as franquias de ticket médio, como fast-foods, conhecer bem o local onde você pretende se estabelecer pode te dar uma vantagem sobre seus concorrentes.
Portanto vá até os imóveis em dias e horários diferentes, até nos finais de semana, e anote quais são os momentos de pico e os que tem uma visita menor.
Com as duas primeiras dicas, você já consegue traçar estratégias para aumentar as visitas em momentos de baixa e fidelizar os clientes nos horários de pico.
3 – Você sabe quem é a sua concorrência?
E quando eu falo da sua concorrência não necessariamente é algo ruim para seu estabelecimento. Quando essa palavra entra na conversa as pessoas já pensam na perda de compradores.
Mas a concorrência é necessariamente algo ruim? Não, nem sempre ela é ruim. Ainda mais quando se trata de produtos e serviços que exigem comparação.
Imagine a seguinte situação, você está andando pelo shopping, com fome e procurando o fast-food certo para comer. Então surgem na sua frente Bob’s e Burguer King. A não ser que você já tenha uma preferência, é evidente que as comparações irão surgir, principalmente em relação ao preço.
Por isso dizemos que a concorrência pode ser algo positivo para sua franquia. Você só precisa encontrar a estratégia certa para estar a frente do seu adversário.
Então procure saber onde o seu concorrente está localizado, analise os serviços e preços e saiba se é benéfico se estabelecer perto dele.
4 – Se você já está com um ponto em vista, converse com os negócios da região
No momento, você já encontrou um possível ponto comercial? Se sim, conheça o bairro e fale com a vizinhança. Aborde assuntos como a segurança, infraestrutura e fluxo de pessoas.
Fale com todo mundo, sejam donos de negócios ou apenas moradores. Cada local possui suas características, por isso vá a fundo e conheça as particularidades do lugar onde o ponto comercial está.
Nesse momento é bom ir para as ruas, mas sem se esquecer da internet. Já que você tem uma noção dos horários de maior movimentação, vá até o local e sente para trocar uma ideia com as pessoas. Faça também enquetes e questionários nas redes sociais.
5 – Escolha um local que seja visível e acessível
Para que o seu negócio seja um sucesso é preciso que você escolha um local que esteja na visão do público e que tenha acessibilidade.
Visibilidade
São duas coisas que não podem faltar no seu ponto comercial. Por isso quando estiver pensando na visibilidade, lembre-se que as pessoas que estão de carro, ônibus ou a pé veem o seu negócio de maneiras distintas.
Então fique atento as distrações visuais que podem atrapalhar a sua fachada, como bancas de jornais, afiações e árvores. Evite pontos que o seu negócio não fique em evidência.
Acessibilidade
É a facilidade no acesso que as pessoas têm a sua loja. Dessa maneira, faça as seguintes perguntas para saber se encontrou o ponto certo para abrir uma franquia:
- Existem estacionamentos suficientes para suportar os clientes?
- Há estacionamento para bicicletas?
- A via é de trânsito rápido?
- As placas e os semáforos são visíveis?
- É muito difícil de chegar até o local?
Além de todas essas perguntas, escolha um local em que as pessoas se sintam seguras, ou seja, com bastante iluminação e tráfego de pessoas.
6 – Analise os valores. Vale a pena comprar ou apenas alugar?

Antes de fechar o contrato e assumir um compromisso, analise todos os valores possíveis. Quando falamos em dinheiro, toda atenção é necessária.
O lugar que você irá escolher precisa estar de acordo com a sua capacidade de investimento e prazo de retorno. Além disso, no momento, é melhor alugar um local e pagar as mensalidades ou arcar com a compra de um imóvel?
Pois é tudo isso deve influenciar a sua escolha. Por isso analise todas as suas possibilidades para saber o que se encaixa com o atual momento.
7 – A estrutura do local vai suportar o tamanho da sua franquia?
Todas as franquias possuem um projeto arquitetônico para garantir que os franqueados estejam dentro do padrão estabelecido. O lugar que você vai escolher precisa estar adequado a essas medidas.
No entanto não se prenda apenas a franquia. Você também precisa conhecer a região em que irá se instalar (que bom que já te falamos para fazer isso). Ela está crescendo? Como ela pode afetar no andamento do seu negócio?
E fique atento para saber se o lugar não é maior do que o necessário. Apesar de não ter que ficar pensando no dinheiro o tempo todo, é preciso saber se você não está gastando mais do que precisa.
Nos momentos iniciais, todo investimento é bem-vindo, por isso não deixe de jeito nenhum que o dinheiro seja jogado fora, você não pode se dar esse luxo.
8 – Visite você mesmo todos os possíveis pontos comerciais
Pode parecer uma dica simples e óbvia, mas não é tanto assim. Por conta do tempo, muitas vezes as pessoas terceirizam o serviço de visitas, porém isso não é recomendável.
Então o que você pode fazer caso esteja sem tempo para conhecer os locais? Simples, encontre seu tempo! É, também pode parecer que eu não estou ajudando agora, mas é necessário que você, de carne e alma, conheça os pontos comerciais. Afinal a franquia será sua.
Se é você que quer abrir uma franquia, apenas você sabe exatamente tudo o que necessita. A ajuda de outras pessoas é necessária, mas todas as dicas que estamos te dando servem para te ajudar e mais ninguém.
9 – Escolha um ponto comercial que esteja no caminho do seu público
Antes de ir para a dica em si, utilize o geomarketing, ele irá te ajudar na hora de descobrir quais os caminhos que o seu público-alvo percorre e qual a frequência.
Para investir no ponto comercial certo, você precisa saber exatamente onde o seu público está. A ideia é sempre agradar os seus consumidores, por isso esteja perto deles.
10 – E nunca se esqueça de ler bem o contrato

Você precisa se manter a par de todas as questões legais. Abrir um estabelecimento requer seguir várias leis. Por isso verifique se o local onde você quer começar o seu negócio aceita ele e também fique atento aos impactos ambientais e sanitários.
A ajuda de um advogado nessa hora é muito bem-vinda. Como na maioria das vezes são questões mais burocráticas não é preciso gastar muito com a ajuda legal, mas saiba que ela não pode faltar.
Vá em busca do ponto comercial certo para abrir uma franquia
O ponto comercial é fundamental para o início de qualquer franquia. Para quem pretende ter sucesso logo de cara, é preciso separar um bom tempo para procurar o local perfeito.
Por isso as dicas que preparamos para você são tão importantes. Muitas pessoas desejam entrar para o mercado de franquias, mas sabem pouco sobre o assunto.
E para se inteirar o mínimo que seja e escolher um lugar que vai atrair o máximo de público possível, é preciso seguir o passo a passo. Quer abrir a sua franquia? A estratégia está aí, agora é só correr atrás!
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