Qual a importância das promoções para um restaurante?

Para entender a importância das promoções é preciso ter todas as atenções voltadas aos clientes. Quantas empresas você conhece que realmente se importam com os consumidores e que apresentam promoções verdadeiramente vantajosas a eles? Pois é, não são muitas.

E esse é um erro, já que grande parte do sucesso de um estabelecimento está ligado aos clientes. Logicamente que não podemos esquecer da qualidade e outros aspectos que ajudam no crescimento de um negócio. Contudo, se o consumidor não continuar sendo o centro das atenções quando uma empresa começar a crescer, esse relacionamento tende a se desgastar.

Esse esquecimento pode fazer com que o público fique infeliz com o atendimento e pode ter certeza, isso acontece bastante.

É nesse momento que a gente entende a importância de uma promoção. Com uma bem pensada, que seja boa tanto para o negócio quanto para o consumidor, o relacionamento é mantido as mil maravilhas. A empresa continua faturando e o cliente fica feliz com a compra.

Agora, se você está aqui porque acha que não é muito criativo para desenvolver uma boa campanha, nós preparamos esse conteúdo para te ajudar a entender melhor a importância de uma promoção e como montar uma que conquiste e fidelize os clientes.

Entenda a importância das promoções para um restaurante

As promoções são uma das principais e mais rápidas estratégias quando o assunto é atrair mais clientes e fidelizar os antigos. No entanto, é preciso que a estratégia não seja voltada apenas para os consumidores, ela deve ser benéfica para o negócio também.

Caso isso não aconteça a perda de dinheiro pode ser significante, mas isso só acontecerá se não ocorrer estudos e análise daquilo que está sendo proposto.

Por isso, você precisa ter em mente muito bem o porquê irá fazer uma promoção. Não pode simplesmente decidir de um dia para o outro e lançar ela sem planejamento prévio.

  • Precisa vender mais?
  • Precisa vender o excedente do estoque?
  • A ideia é fidelizar os clientes?

Esses são os motivos mais comuns que fazem com que um estabelecimento ofereça alguma promoção. Então, defina bem qual é o seu. Depois disso, estude as possibilidades, valores e nunca se esqueça de chegar em um resultado bom para todo mundo.

Uma promoção bem articulada pode ajudar no engajamento dos clientes e fortalecer a marca.

As promoções atraem os olhares dos consumidores para um restaurante

Quer algo melhor para atrair os olhares dos consumidores do que uma boa promoção? Vai me dizer que seu olho nunca brilhou com um 2 por 1 ou uma Black Friday com 50% de desconto?

Pois é, qualquer um já foi atraído por um bom preço. Esse é um dos aspectos mais importantes de uma promoção, conseguir ter a atenção das pessoas.

Isso é muito relevante para fidelizar um cliente, mas atrair novos consumidores é o ponto chave. Pessoas que não conhecem um negócio e até mesmo que nunca tinham ouvido falar, passam a reparar nele. Se eles decidirem comprar e gostarem da qualidade, pode ter certeza que um relacionamento nasce dai.

Então, se uma estratégia de marketing for bem realizada apresentando a promoção com todos os detalhes e deixando as vantagens em destaque, a chance de conseguir novos compradores é muito grande.

A importância das promoções não é apenas para os restaurantes, mas também para os clientes

Como eu já disse no começo do texto, os clientes têm que estar entre os motivos de uma promoção, caso contrário a ideia de conquistar novos consumidores pode muito bem não dar certo.

Então, uma coisa tem que entrar na cabeça de qualquer um que tenha um negócio e esteja pensando em que tipo de promoção oferecer: o consumidor sempre será a prioridade!

É preciso pensar em algo que atraia ele. Por isso, com todos os conhecimentos e dados que você tiver, pense naquilo que as pessoas desejam. Assim que a resposta for clara, é preciso traçar um planejamento para oferecer aquilo que elas querem.

Por que as promoções são atrativas e ganham o olhar dos outros? Simples, elas oferecem um preço chamativo para os produtos que os clientes querem comprar.

Por isso é importante sempre reforçar, o cliente é muito importante na hora de decidir uma promoção. Não deixe ele de lado, ele fará a ideia dar certo ou não.

Para entender um pouco mais sobre a importância das promoções, veja três estratégias

Eu posso dar um milhão de motivos para as pessoas entenderem a importância de uma promoção para um restaurante. Mas quando exemplos são dados, a situação é muito mais clara.

Por isso, separamos três exemplos de promoções que podem ser adotadas pelos estabelecimentos. Considere elas e veja qual se encaixa melhor no que você pretende oferecer.

Veja as 3 dicas:

1 – Crie o especial do dia

Cada vez mais comum entre os restaurantes, a ideia é oferecer um especial todos os dias, não apenas em um especifico. Virou moda aqui no Brasil muito pelo trabalho que o Subway realiza.

Até por isso virou comum as pessoas procurarem por algum informativo que mostre qual é o especial do dia. Essa é uma estratégia que os dados irão ajudar demais. Ninguém melhor do que eles para informar qual o produto mais vendido, qual o dia com o maior movimento e o dia com menos.

Essas informações são muito importantes na hora de traçar a estratégia ideal para oferecer o especial do dia. Então, busque mais a fundo conhecer o seu público e os gostos dele. Assim será possível fazer a atração dele nos dias certos para conseguir a fidelização.

Nenhuma empresa sobrevive apenas com propagandas ou planos para conquistar novos clientes. Fidelizar aqueles que já compram é tão importante quanto. Por isso, criar um programa de fidelidade é uma das principais dicas de promoção.

2 – Monte um programa de fidelidade voltado para o cliente

Ele também pode ajudar a conquistar novos olhares. Caso as pessoas conheçam exatamente como o programa é feito e sintam que é vantajoso, elas podem se interessar em comprar simplesmente para se beneficiar da promoção.

Então, seriam facilmente dois coelhos em uma cajadada só. Então, é importante tirar um tempo e pensar no que pode ser constantemente oferecido.

3 – Sobremesa grátis

Pense em três pessoas que não gostam de sobremesa? É lógico que eu sei que tudo depende do que estamos falando. Agora, se a loja tiver uma boa variedade de doces – e de boa qualidade – a serem oferecidos, é difícil não ganhar alguém com a oferta de sobremesa grátis.

Pode parecer bem simples de primeira, mas pode ter certeza que a ideia irá ajudar, e muito, qualquer estabelecimento.

As promoções fazem parte do negócio

Fazer ou não promoções para os clientes é de cada estabelecimento. Ninguém é obrigado a fazer nada. E elas também não irão ditar se um negócio irá para frente ou não.

No entanto, para qualquer restaurante que queira agradar os seus clientes, é preciso traçar algumas estratégias de vez em quando. Nós sabemos que nem todos têm o mesmo poderio financeiro, mas é como dizem “cada um trabalha com as armas que têm”.

Por isso a todo momento reforçamos a importância em analisar todos os dados e informações para saber o que vale e o que não vale a pena. No entanto, conquistar a confiança dos consumidores é bom para qualquer estabelecimento, independente do tamanho.

É aí que entra a importância de uma promoção, trabalhar para ganhar um cliente fiel. Vai dizer que não gostaria de vários para o seu restaurante? Pois é, então entenda que as promoções fazem parte do negócio!

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