Gestão da equipe de entregadores: Quais as dificuldades e como resolvê-las

Gerir a equipe de entregadores é um dos principais receios de um dono de restaurante que quer aderir ao mercado de delivery. Ele já possui muitas equipes dentro da empresa, por isso cuidar de mais uma pode ser um desafio.

Antes mesmo de colocar a ideia no papel para ver se é viável, o empresário desiste. Este é um erro que não pode ser cometido. Uma ideia não pode ser descartada sem estudos e testes.

É preciso estar preparado para tentar implementar um novo processo, ou seja, saber quais serão as dificuldades e quais são as possibilidades de resolvê-las. Para ajudar quem possui estas dúvidas, nós produzimos o conteúdo abaixo.

Veja algumas dificuldades e como conseguir fazer com que o negócio prospere mesmo com esses contratempos.

Treinamento

Uma das principais preocupações é o treinamento dos novos empregados. Alguns questionamentos que podem surgir são:

  • Quanto dinheiro será investido;
  • Será que a equipe irá aprender o processo a ser seguido;
  • O que fazer caso não aprendam.

A única forma de resolver essas inseguranças é estudar o mercado e ver quais são as melhores possibilidades, e mais rentáveis, para fazer o treinamento de uma nova equipe.

Muitas vezes não é dada a devida importância a entrega, já que basta pegar a moto e sair para realizá-la. É aí que muitos se enganam e acabam errando na hora de capacitar a equipe.

Deve ser investido tempo e dinheiro na hora de treinar uma equipe para entrega. Todos precisam estar em sincronia para que o serviço seja realizado com sucesso, caso contrário o atendimento será criticado pelos clientes.

Não adianta nada o produto ser bom se a sua equipe de entregas não estiver preparada. Entregas atrasadas e produtos trocados são apenas dois problemas que podem ocorrer. No entanto, a insatisfação que eles causam pode ser bem prejudicial.

Rotatividade

Outra dificuldade que pode surgir é a rotatividade da equipe. Quando os profissionais são autônomos, a rotatividade é maior ainda.

Isso gera uma dificuldade na hora de gerir essas equipes, já que o empregado entra e logo pode sair. Ele não desenvolve uma identidade com a empresa e não entende a cultura criada no lugar.

Muitos conflitos podem acontecer daí. Dificuldades de diálogo com outros funcionários, entendimento do que é o negócio e também a insatisfação de como funciona o trabalho.

E não basta apenas substituir aquele que sai, é preciso todo um tempo para que o novo contratado entenda como tudo funciona.

Para que a rotatividade não se torne um problema, é preciso desenvolver modelos de treinamento práticos e buscar por uma equipe mais recorrente.

Uma solução é buscar terceirizar esse serviço para outra empresa. As vezes não é possível desenvolver todo um sistema de treinamento dentro do próprio negócio. Portanto, ir atrás de outros para a realização do serviço pode ser mais rápido e barato.

Como já foi dito, é preciso estudar todas as possibilidades, já que alguns podem preferir treinar novos colaboradores dentro da empresa.

Da mesma forma, é preciso desenvolver algo simples e eficaz. Assim, novas pessoas serão integradas rapidamente e conseguirão fazer o serviço da forma correta.

Proximidade à equipe de entrega

Sabemos o quanto o gestor de uma empresa não consegue arranjar tempo para quase mais nada além daquilo que já está programado. E isso não é diferente para o dono de um restaurante.

Contudo, saber tudo o que acontece na empresa é fundamental, nem que seja através de funcionários que deem um panorama do que está ocorrendo.

É preciso estar atento ao feedback que os clientes têm dado sobre os serviços e também sobre o atendimento dos entregadores. Dessa maneira será possível saber exatamente o que acontece, quais erros podem ser corrigidos e o que deve ser melhorado.

Por isso, manter a proximidade à equipe de entrega também se faz importante. O dono não pode ficar sem saber o que se passa.

Por isso, pense em uma maneira que faça com que você se mantenha próximo a tudo o que ocorre no seu restaurante.

Conclusão

Se tem algo que apavora qualquer pessoa, são as mudanças. Ainda mais quando o que tem sido feito vem dando certo. Por isso, até mesmo os empreendedores possuem receios em relação a algumas transformações.

Mesmo estando em alta, alguns restaurantes ainda ficam com o pé atrás em relação a entrega em delivery. Mas existem maneiras de testar o processo e saber se ele vai dar certo.

Além disso, muitos aplicativos trabalham com o delivery, então todo o processo se facilita ainda mais. Não perca a oportunidade de ganhar dinheiro também, converse com a gente e se torne um dos restaurantes do Appétit Delivery!

Deixe um comentário!

Conteúdos relacionados

  • Sete dicas para atrair mais clientes para seu estabelecimento

    Ler agora